Carregando...
Carregando...

Lajes Prontentidas

Vantagens

Maior resistência
Maior resistência

A laje protendida suporta cargas maiores e vãos mais longos com muito mais eficiência.

Menos material, mais eficiência
Menos material, mais eficiência

Por ser mais fina que a laje convencional, a laje protendida reduz o peso da estrutura e das fundações, gerando economia de materiais e de custos.

Obra mais rápida
Obra mais rápida

Com elementos pré-moldados e desforma mais rápida, a laje protendida ajuda a acelerar o cronograma da obra.

Contribuições para a Sustentabilidade

Você sabia que ao escolher a laje protendida para o seu projeto, você está contribuindo para um mundo mais sustentável? A utilização de laje protendida é uma prática que contribui significativamente para a sustentabilidade na construção civil. Embora o concreto e o aço sejam materiais que consomem muita energia em sua produção, a eficiência estrutural da laje protendida minimiza o uso desses recursos, através de lajes mais esbeltas e finas, resultando em um menor impacto ambiental geral. A laje protendida contribui significativamente para a sustentabilidade na construção civil ao otimizar o uso de recursos e prolongar a vida útil da estrutura.

Ganhos Adicionais na Execução

Ganhos Adicionais na Execução

Além da economia de materiais, a laje protendida também apresenta eficiência no canteiro, o que otimiza o uso de recursos e tempo:

Redução Drástica no Escoramento:
Um estudo de caso apontou uma economia de 84,8% no custo total do escoramento ao optar pela laje protendida em comparação com a laje treliçada (reduzindo de 90 para 14 peças de escoramento).

Agilidade e Redução de Mão de Obra:
Menos escoramento, montagem mais simples (especialmente em sistemas com vigotas pré-moldadas) e a ausência de vigas em alguns projetos (lajes lisas protendidas) levam a um prazo de execução menor e menor custo com mão de obra.

Eficiência na sua construção

Eficiência na sua construção

Redução do Peso Estrutural:
A laje mais leve reduz as cargas sobre pilares e fundações, podendo diminuir o tamanho e o volume de materiais necessários para esses elementos também.

Melhor Desempenho Térmico e Acústico:
O uso de elementos de enchimento (como EPS ou cerâmica) em lajes nervuradas protendidas pode melhorar o isolamento termoacústico, o que, por sua vez, pode levar a um menor consumo de energia para climatização e maior conforto dos usuários.

Maior Durabilidade e Menor Manutenção

Maior Durabilidade e Menor Manutenção

Controle de Fissuras:
A compressão prévia aplicada pela protensão evita a abertura de fissuras sob carga, protegendo a armadura (aço) contra a corrosão.

Maior Vida Útil:
Uma estrutura mais íntegra e com menos patologias exige menos reparos e manutenção ao longo do tempo, o que também economiza recursos e energia na fase de uso do edifício.

Redução de Resíduos e Desperdício

Redução de Resíduos e Desperdício

Menos Escoramento e Fôrmas:
Em muitos casos, o sistema de protensão reduz a necessidade de escoramento ou permite a retirada mais rápida, e o menor volume de concreto diminui a necessidade de fôrmas, resultando em menos desperdício no canteiro de obras.

Maior Controle de Qualidade:
Peças pré-moldadas protendidas, por serem fabricadas em ambiente industrial, garantem um rigoroso controle de qualidade e menor taxa de quebras e perdas de material

Economia de Materiais

Economia de Materiais

Menor Volume de Concreto e Aço:
A protensão permite que a laje suporte grandes cargas com uma espessura menor (lajes mais esbeltas) e uma seção transversal otimizada. Isso leva a uma redução significativa no consumo de concreto e aço em comparação com as lajes convencionais de mesma capacidade.

Menor Pegada de Carbono:
A produção de cimento (principal componente do concreto) e de aço são processos de alto consumo energético. Ao utilizar menos material, a obra diminui diretamente sua pegada de carbono associada à extração e processamento de matérias-primas.

Contribuições Diretas para a Descarbonização

A principal contribuição da laje protendida para a descarbonização está na redução da demanda por materiais de alta emissão de CO2, principalmente o cimento.

Redução no Consumo de Concreto

Redução no Consumo de Concreto

O concreto é o material mais utilizado na construção e o seu principal componente, o cimento Portland, é responsável por aproximadamente 8 % das emissões globais de CO2, principalmente devido ao processo de calcinação do calcário.

Menor Volume = Menor Emissão:
Ao reduzir em até 48 % (em alguns comparativos) o volume de concreto necessário por metro quadrado de laje, a laje protendida diminui diretamente a demanda por cimento e, consequentemente, a emissão de CO2 associada à produção desse material.

Otimização do Aço (Armadura)

Otimização do Aço (Armadura)

Embora o aço tenha uma pegada de carbono alta, a protensão é mais eficiente que a armadura passiva (convencional). O aço de protensão possui uma resistência muito superior e é utilizado de forma mais estratégica, muitas vezes reduzindo o peso total de aço por metro quadrado de laje (quando comparado ao aço total de uma laje maciça convencional de mesma capacidade).

Redes sociais